Compostagem
Para compreendermos melhor o processo de compostagem, já iniciado por nós, no dia 13 de Maio tivemos a visita da mãe da Sofia que nos mostrou um PowerPoint, elaborado por ela, muito sugestivo e conciso sobre este tema.
A mãe da Sofia, começou por nos explicar o que era a compostagem.
Numa perspectiva histórica explicou-nos que a compostagem teve início na Mesopotâmia há 4500 anos!
A D. Paula esteve sempre disponível para esclarecer as nossas dúvidas!
Explicou-nos como se produz o composto e disse-nos o que poderíamos compostar (restos de legumes crus, borras de café, cascas de frutos,...) e não compostar (carne, peixe, lacticínios, plantas doentes,...). Mostrou-nos fotografias do compostor existente no jardim dos avós da Sofia e de algumas plantas que cresceram mais fortes e saudáveis com a ajuda do composto.
Depois propôs-nos que criássemos uma história a partir do ciclo da compostagem.
Então, noutra aula, a pares elaborámos as histórias e apresentámo-las aos nossos colegas.
Fomos criativos nas histórias que escrevemos!
Numa outra aula transcrevemo-las no computador.
Hoje, graças às preocupações com o ambiente, bem como ao crescente desenvolvimento da agricultura biológica, a compostagem tornou-se uma prática cada vez mais comum.
Ao reciclarmos a matéria orgânica e restos de horta, produzimos menos lixo e contribuimos para o aumento da fertilidade dos solos.
A D. Paula esteve sempre disponível para esclarecer as nossas dúvidas!
Explicou-nos como se produz o composto e disse-nos o que poderíamos compostar (restos de legumes crus, borras de café, cascas de frutos,...) e não compostar (carne, peixe, lacticínios, plantas doentes,...). Mostrou-nos fotografias do compostor existente no jardim dos avós da Sofia e de algumas plantas que cresceram mais fortes e saudáveis com a ajuda do composto.
Depois propôs-nos que criássemos uma história a partir do ciclo da compostagem.
Então, noutra aula, a pares elaborámos as histórias e apresentámo-las aos nossos colegas.
Fomos criativos nas histórias que escrevemos!
Numa outra aula transcrevemo-las no computador.
Exemplo de uma história:
A compostagem em casa da Ritinha e da Paula
Quando a Ritinha e a Paula acabaram de almoçar foram falar com o pai:
- Oh pai, porque é que não começamos a fazer compostagem, para termos composto para a nossa horta?
O pai muito admirado respondeu-lhes:
- Mas de onde é que tiraram essa ideia?
- Quando nós estivemos em casa da avó Tita, ela falou-nos sobre a compostagem, e tivemos curiosidade em dizer-te.
Então o pai perguntou-lhes como se fazia a compostagem, e elas disseram-lhe:
-É muito fácil, nós ensinamos-te!... Juntamos os resíduos castanhos com os resíduos verdes, em camadas. Os resíduos castanhos são: a palha, os ramos secos, as folhas secas, e as flores mortas. Os resíduos verdes são:a relva, os restos de legumes crus, os restos de comida que não sejam cozinhados, cascas de frutos, …
O pai decidiu fazer o que a Ritinha e a Paula lhe propuseram, mas antes perguntou como é que se metiam os resíduos verdes e os resíduos castanhos no compostor.
A Ritinha e a Paula riram-se e disseram:
-É simples, começamos por meter os resíduos castanhos e depois os verdes, às camadas, alternadamente.
A seguir disseram que faltava construir o compostor, então o pai construiu o compostor com madeira.
Entretanto o pai perguntou quanto tempo demorava o composto, a fazer, e se era necessário adicionar água.
A Ritinha e a Paula responderam:
-Sim é preciso meter água, e demora entre quatro a oito meses até o composto estar pronto.
Passados seis meses, a Ritinha a Paula, e o pai foram ver se o composto já estava pronto. Como o composto já estava pronto, retiraram-no e deixaram-no duas semanas ao ar. Depois puseram-no na terra da horta.
Passado algum tempo os legumes e frutos começaram a crescer mais fortes e saudáveis.
Sofia e Duda
E construímos bandas desenadas a partir das nossas histórias.
Algumas bandas desenhadas depois de concluídas:
Nestas aulas aprendemos muito sobre o processo da compostagem.
Obrigada D. Paula por ter vindo partilhar connosco saberes!
Foi um prazer ter estado na vossa sala de aula a falar sobre a compostagem...de facto podemos e devemos ter atitudes/comportamentos que possam proteger o nosso PLaneta que já se encontra tão ameaçado! E às vezes não é complicado pensar e agir de forma diferente e até pode ser divertido!!
ResponderEliminarAdorei os resultados finais desta aula - as histórias criadas à volta do Ciclo de compostagem e as bandas desenhadas estão uma maravilha!! Parabéns a todos!! Fico muito grata e feliz :-))) Beijinhos da mãe da Sofia!!