terça-feira, 19 de outubro de 2010

Comemorações do Centenário da República

A República
O Centenário da República foi comemorado na nossa Escola com uma exposição feita com os trabalhos dos alunos. Os quartos anos elaboraram um Friso Cronológico com os acontecimentos históriocos entre 1840 e 1918, ilustrados em banda desenhada.




Algumas fases do trabalho...




O trabalho final!


  • Eis alguns textos que os alunos produziram após lhes ter sido lançado um desafio:
Monarquia ou República…qual o melhor sistema
de governação?

Passados 100 anos continua tudo na mesma…
Na minha opinião a República é melhor, porque o povo pode escolher quem governa o país, mas acho que pouco mudou. Faz hoje 100 anos que aconteceu a Implantação da República, porque o povo não estava satisfeito com quem governava, mas hoje ouço os meus pais, família e amigos e nenhum deles está contente com o governo. Por isso acho que pouco mudou, todos continuam insatisfeitos.
                                                                                                                                                 Mafalda



O melhor regime para governar o nosso país é.... 


Eu acho que o melhor regime é a República, porque as pessoas podem votar na pessoa que quiserem, para ser o presidente da sua República. Na Monarquia as pessoas não podiam escolher quem os pudesse governar, era o Rei e quando ele morria era o filho e quando o filho morria era o seu filho e assim sucessivamente.
Mas também gostaria de ter experimentado a época da Monarquia para poder ter visto um dos reis que governou Portugal até que entrou a República, apesar de saber o que o país sofria nessa época, o rei e a família real gastavam muito dinheiro do Reino, o país tinha grandes dívidas, a maior parte da população vivia com grandes dificuldades e havia falta de liberdade, mas ainda agora continua a sofrer por causa do Estado e das contas que cada vez tem de se pagar mais.


Mariana

 
Não sei qual vou escolher!


Na minha opinião eu acho que deve ser a República, porque na Monarquia as pessoas eram muito pobres e só os Reis é que tinham muito dinheiro. Não estou a dizer com isto que agora não haja pessoas pobres, só que há menos. Mas, mesmo assim, a escolha é difícil porque na Monarquia os Reis gastavam muito dinheiro nas festas, nos banquetes (Comida) e nas jóias para as mulheres e não gastavam dinheiro com o povo e daí Portugal fazer muitos Manifestos.
    Na República é quase a mesma coisa só que em vez de gastarem, NÃO, tiram-nos é o dinheiro e põem as coisas mais caras!
    E, sinceramente estou um bocado confuso, mas como eu nunca vi nem nunca vivi naquela altura, vou optar pela REPÚBLICA!

                                                                                                                                             Guilherme

8 comentários:

  1. eu adorei os trabalhos as fotos e os textos

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Os trabalhos estão lindos. Mas adorei os textos, opiniões muito engraçadas. Continuem assim. Bjos para todos.

    ResponderEliminar
  4. eu acho que estão muito giros...e engraçados!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei da maneira como fizemos os trabalhos e como os legendamos, os desenhamos e como os pintamos.
    Gostei principalmente da criatividade como fizemos lá em cima a palavra REPÚBLICA.
    Eu adorei participar neste trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Eu adorei os trabalhos, foram fantásticos. Eu também gostei das actividades ao longo do ano. Sofia Sá.

    ResponderEliminar
  7. eu tambem adorei fazer os trabalhos mao o que eu mais gostei foi o da REPUBLICA.Porque antes de o fazermos estivemos a planificar as legendas e ver com e onde se passava cada parte.Mas eu achei enterecante para a nossa converssa e estivemosa desenvolver a nossa cultura geral sobre Purtugal!! adorei!

    ResponderEliminar